Flávia Danielle – Terapeuta

Mulher atendendo cliente de psicoterapia online em um laptop em um ambiente de trabalho acolhedor e organizado, com uma planta ao lado. Imagem que transmite acolhimento e conforto durante uma sessão de terapia psicologica online.

A TRG é uma terapia integrativa

A Terapia de Reprocessamento Generativo (TRG) é uma abordagem inovadora bem diferente da psicoterapia convencional. Enquanto as terapias tradicionais se baseiam principalmente na fala, a TRG acessa as dores mais profundas guardadas no inconsciente através de imagens.

A premissa básica das terapias de fala é que, através dela, podemos perceber/revelar como pensamos sobre determinada situação. Se perdemos o emprego e pensamos “estou acabado, nunca mais serei feliz”, isso é bem diferente de pensarmos “estou passando por um dessafio que conseguirei superar!”. As terapias de fala nos ajudam a nos sentirmos melhores ao percebermos como pensamos e escolhermos formas mais gentis de pensar. O pensamento gera sentimentos.

 

TRG é um mergulho profundo em todos os sentimentos que ficaram guardados ao longo da vida

É realmente útil perceber como pensamos porque o pensamento gera sentimentos. Pensar “Nunca mais acharei outro emprego” nos faz sentir bem diferente de pensar “É só mais um desafio que superarei!”, concorda? Porém, há um limite nessa transformação. O pensamento gera sentimentos, mas os sentimentos profundos e guardados também geram pensamentos! 

Lembro-me de uma vez estar atrasada para sair e precisar imprimir um documento importante. A impressora resolveu falhar bem nessa hora! Imagine a minha raiva e frustração por aquela máquina não funcionar, bem no momento em que eu mais precisava. Cheia de ódio pela máquina, sentei-me frustrada na cadeira e pensei “odeio minha vida”! No exato momento que percebi o pensamento, comecei a rir. Claro que eu não odeio minha vida. Ainda bem que eu estava atenta e fui capaz de observar o pensamento surgindo e a causa-origem dele: sentimentos de raiva e frustração. Dificilmente uma pessoa cheia de raiva irá pensar “amo minha vida! que paz”, o sentimento irá gerar pensamentos de raiva e agressividade. Os sentimentos moldam nossos pensamentos.

Da mesma forma, sentimentos guardados (as vezes por toda uma vida) de raiva, culpa, vergonha, etc. tendem a moldar nossos pensamentos de forma que as vezes nem imaginávamos. A TRG, enquanto terapia, entende isso e desiste de abordar o que pensamos para mudar o que sentimos. Pelo contrário, a TRG busca acessar nossos sentimentos para poder mudar o que pensamos. Essa mudança tende a ser mais profunda e definitiva.

 

Sentimentos guardados são importantes porque moldam nossos pensamentos e estão por trás dos nossos problemas

Ansiedade, insônia, depressão, síndrome do intestino irritável, fibromialgia e outros são problemas comuns. Já vimos como sentimentos moldam os pensamentos que surgem em nossas mentes. Se nos apegarmos a esses pensamentos, se acreditarmos que dizem a verdade, eles se tornarão crenças.

Se você já viu o filme “Divertidamente 2”, viu como o sentimento de ansiedade levou Riley ao pensamento: “não sou boa o bastante”, que a fez se sentir mais ansiosa ainda, o que, por sua vez, levou a mais pensamentos ansiosos! O sentimento causou pensamentos, que viraram uma crença sobre si mesma, que a fez sentir ainda mais a ansiedade. 

O filme é obviamente apenas uma ilustração do que acontece, em parte. O importante é lembrar que sentimentos geram pensamentos e eles podem se tornar crenças sobre nós mesmos.

Se acreditamos que somos insuficientes, errados, burros, incapazes, inferiores, não-amáveis… como você acha que iremos nos sentir? Certamente nos sentiremos mal e teremos pensamentos tristes, que podem virar crenças sobre nós mesmos “sou mau” … esse ciclo (aparentemente) sem fim nos leva às condições de ansiedade, depressão, síndrome do intestino irritável e tudo que mencionei no começo. Mas fique tranquilo, há uma saída!

 

O alívio da pressão emocional ao sentir, no presente, o que ficou guardado do passado

Tive uma cliente que descreveu  seu processo na TRG como “passar por um túnel”. Segundo ela, as primeiras vezes que reprocessava/ se defrontava com seus sentimentos guardados, era como tentar passar por um túnel obstruído. Era difícil e exigia esforço, pois o espaço era muito pequeno. Com o tempo, as respirações e a técnica, o processo continua e o túnel vai se alargando! Vai ficando mais fácil passar, até que não se encontra nenhuma dificuldade.

Se conseguirmos acessar os sentimentos guardados e senti-los no presente, iremos finalmente liberar essa energia de emoção e ficará mais fácil acessar as memórias do passado sem se magoar. O novo estado de paz também irá gerar instantaneamente pensamentos e crenças novos.

Assim, conseguiremos sair daquela enrascada: sentimentos negativos guardados há muito tempo gerando pensamentos ruins sobre nós mesmos, gerando sentimentos negativos e por aí vai. Tudo isso acaba quando chegamos à causa origem – nossos sentimentos guardados – e os reprocessamos. O sentimento muda, os pensamentos mudam, as crenças sobre nós mesmos mudam! 

 

A TRG traz uma mudança definitiva

O bom é que essa mudança é mais profunda e também definitiva! Quando abordamos o pensamento, podemos melhorar como nos sentimos, mas não alcançamos a causa-raíz: a emoção guardada que gerava os pensamentos. Ao procurarmos o sentimento por trás, ao mudarmos esse sentimento que gerava pensamentos, nunca mais o sentimento irá gerar pensamentos do mesmo tipo de novo! Muitos clientes relatam um alívio desde a primeira sessão, pois logo de início abordaremos sentimentos guardados e reprocessaremos algumas dores, mudando alguns pensamentos.

A TRG baseia-se na neuroplasticidade: a capacidade do cérebro de formar novas conexões. Através da respiração, aliada com a formação de imagens, o cliente esvazia a pressão emocional acumulada por toda uma vida e gera um novo estado emocional, que traz novos pensamentos. Isso se dá porque o nosso cérebro gera novas conexões entre neurônios (e esquece as antigas): é literalmente um novo jeito de pensar/sentir/ existir!

 

As fases da TRG

A TRG é conduzida em cinco fases, cada uma durando algumas sessões. A duração do tratamento depende muito das dores do cliente e do seu ritmo próprio de reprocessamento. Assim que concluir as cinco fases da TRG, o cliente recebe alta! Esses são os cinco protocolos específicos:

1. o cronológico, que revisita toda a vida do cliente em busca dos sentimentos que precisam ser olhados/ reprocessados;

2. o somático, que aborda dores armazenadas no corpo;

3. o temático, focado nos principais temas da vida: insegurança, medo de falar em público, amor romântico, etc (depende do cliente);

4. o futuro, que dissolve ansiedades e medos sobre o que está por vir; e

5. a potencialização, que fortalece o cliente para enfrentar o futuro com coragem e entusiasmo.

Esta abordagem única não só trata condições como ansiedade, depressão, TAG, e até mesmo doenças autoimunes e fibromialgia, mas também permite que os clientes mudem radicalmente seus hábitos, rotinas e relacionamentos e suas crenças sobre si. Com a orientação cuidadosa do terapeuta, a TRG facilita a superação de traumas emocionais de forma segura e eficaz, ajudando as pessoas a destravar suas vidas e a viver de maneira mais plena, calma e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *